Quarta, 14 Fevereiro 2024 21:37

Missa de Cinzas inicia a Quaresma e abre a Campanha da Fraternidade de 2024

O período quaresmal que antecede a Páscoa na Paróquia do Rosário foi iniciado nesta quarta-feira (14) durante a celebração da Santa Missa de Cinzas no ginásio de esportes Dom Eliseu. O Ginásio Corolão ficou lotado, com cerca de 5 mil fiéis ocupando as arquibancadas.

A celebração foi presidida pelo Padre Raimundo Elias (pároco) e cocelebrada pelo padre Pablo Misley (vigário da catedral). Na oportunidade, foi lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Padre Raimundo Elias, em sua homilia, destacou que a Quaresma é um chamado para a oração, enquanto o jejum é uma prática penitencial na certeza da presença do Reino de Deus entre os cristãos. Ele reforçou que o jejum é um propósito para que a Quaresma não passe despercebida, e que o cristão deve se comprometer com a conversão para se reconciliar com o Senhor. A Quaresma é o período de reflexão e preparação para a grande festa da Páscoa. A Quarta-feira de Cinzas representa um marco importante no calendário litúrgico católico, convidando os fiéis a renovarem sua fé e se prepararem espiritualmente para a celebração da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Durante a Santa Missa, com a colaboração dos Ministros da Eucaristia, foi feita a imposição das cinzas sagradas na testa dos fiéis, indicando a fragilidade da condição do homem diante de Deus.
O mesmo ritual foi repetido nas outras paróquias da cidade: São João Batista (Vila Sinhá), Perpétuo Socorro e Sagrado Coração de Jesus (Morro).

Reportagem e fotos: Fabrício Bragança.

A Fundação Educadora de Comunicação é constituída por duas rádios, a Educadora FM (93.7), a Rosário FM (106.7), uma emissora de TV (canal 30) e um site. Tem por objetivo promover para o povo bragantino uma programação que enaltece a educação, cultura, esporte e evangelização. São mais de 6 décadas evoluindo e inovando. (+)