Segunda, 19 Fevereiro 2024 11:11

Assembleia Diocesana de Bragança aprova decreto da Pastoral do Dízimo

A Assembleia Diocesana da Pastoral do Dízimo da Diocese de Bragança, sob o tema "Partilhar, muda tudo", foi encerrada no último domingo após três dias de reuniões no Centro Pastoral Guadalupe (EFAC) em Bragança. A região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, composta pelas paróquias de Viseu, Bonito, Irituia e Itinga, participou ativamente do evento.

Dom Jesus Maria, bispo diocesano, abriu a assembleia, que também contou com a presença do bispo coadjutor Dom Possidônio. Os grupos presentes compartilharam as dificuldades enfrentadas nas pastorais e apresentaram propostas para aprimorar a participação dos fiéis na partilha do dízimo. Uma novidade foi o Dízimo Mirim, com o tema "Crescer na Fé, Partilhar com Alegria".

O Pe. Luciano Oliveira, Ecônomo Diocesano, fez uma análise da arrecadação do dízimo sob o tema "Educação Financeira Familiar" e esclareceu dúvidas dos participantes.

Uma proposta assinada pelo bispo emérito Dom Luís Ferrando foi aprovada, determinando que cada comunidade separe 13% do seu dízimo para a Diocese e Seminário. A divisão do restante varia entre as comunidades do interior e da sede, levando em consideração as despesas adicionais das comunidades do interior.

A Assembleia Diocesana da Pastoral do Dízimo concluiu com a apresentação de um decreto que deverá ser cumprido tanto pelas pastorais quanto pelas paróquias e Cúria Diocesana.

Reportagem e fotos: J. Bahia

A Fundação Educadora de Comunicação é constituída por duas rádios, a Educadora FM (93.7), a Rosário FM (106.7), uma emissora de TV (canal 30) e um site. Tem por objetivo promover para o povo bragantino uma programação que enaltece a educação, cultura, esporte e evangelização. São mais de 6 décadas evoluindo e inovando. (+)