Segunda, 26 Fevereiro 2024 10:59

Diocese de Bragança realiza a ordenação de 23 Diáconos Permanentes

A cerimônia ocorreu no Complexo Poliesportivo Dom Eliseu Maria Corolli, conhecido como "Corolão", com a imposição das mãos e oração consecratória de Dom Raimundo Possidônio, Bispo Coadjutor.

Os diáconos permanentes são homens casados que, além de exercerem sua profissão civil, se dedicam ao serviço na comunidade eclesial pelo sacramento da Ordem. Sua vocação abrange três dimensões: familiar, profissional e eclesial. Eles desempenham um papel fundamental na assistência ao bispo no serviço da caridade, na liturgia e na missão de levar o Evangelho a todos os lugares.

O rito de ordenação incluiu a imposição das mãos, a Ladainha de todos os santos, a prostração no chão como sinal de consagração total a Cristo, à Igreja e ao Evangelho, e a vestimenta dos diáconos com estola e dalmática, auxiliada pelas esposas dos ordenandos. Os novos diáconos foram então cumprimentados e acolhidos ao presbitério por Dom Possidônio.

Os diáconos permanentes têm a capacidade de realizar diversos sacramentos e funções, como batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos, celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar. No entanto, eles não podem celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar nem administrar a unção dos enfermos.

A celebração contou com a presença do Bispo Diocesano de Bragança, Dom Jesus Maria, padres diocesanos e barnabitas, diáconos permanentes, seminaristas, familiares, amigos dos ordenados e a comunidade em geral. O tema da ordenação foi inspirado na passagem bíblica: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.”

Com a ordenação dos 23 novos diáconos permanentes, a Diocese de Bragança passa a contar com 52 diáconos exercendo suas funções nas paróquias e comunidades locais.

A Fundação Educadora de Comunicação é constituída por duas rádios, a Educadora FM (93.7), a Rosário FM (106.7), uma emissora de TV (canal 30) e um site. Tem por objetivo promover para o povo bragantino uma programação que enaltece a educação, cultura, esporte e evangelização. São mais de 6 décadas evoluindo e inovando. (+)